Buquê de Noiva

O conceito por trás do buquê de noiva representa basicamente abuquê de noiva valorização da vida. Alguns afirmam que a tradição de utilizar um buquê de flores durante a cerimônia matrimonial vem desde a Grécia antiga, onde eles eram compostos por ervas e grãos.

A palavra “buquê” vem do francês e é um termo que designa um arranjo composto por flores utilizado pela noiva durante a cerimônia de casamento.

Mais tarde, em outros países da Europa, os arranjos angariaram mais complexidade criatividade. Atualmente o buquê de flores é um aspecto muito importante entre os adereços que constituem a indumentária da noiva. Os modelos de buquê de noiva atuais hoje já são bem diversificados e, dependendo da criatividade, podem ser constituídos por misturas de flores e cores e, inclusive, compostos também por tecidos diferenciados, pérolas e outros enfeites.

A decoração de um buquê de noiva

A importância de um buquê não reside apenas no seu valor simbólico, mas também na sua composição visual, uma vez que outros detalhes como vestido e penteado, por exemplo, podem ser decididos para combinar com o estilo do buquê. Nesse caso que a presença de um profissional responsável pela arte floral faz toda a diferença.
O profissional que atua com arte floral possui subsídios para decorar um buquê com os requintes necessários e as combinações corretas.
De uma forma geral existem alguns tipos básicos de buquês de noiva, tais como o tipo cascata, o tipo arredondado e o tipo braçada. A escolha entre os três irá depender de alguns fatores, como o biótipo da noiva, o estilo do casamento, entre outros aspectos.
O buquê de noiva redondo, por exemplo, geralmente é mais discreto, apresenta uma maior quantidade de flores e, por sua vez, ele é mais recomendado para noivas de baixa estatura. O buquê redondo combina muito com flores como rosa e orquídea. Já o buquê em cascata apresenta detalhes com algumas folhas, dando um aspecto mais natural ao visual. Esse tipo de buquê é indicado para noivas não muito baixas.
Por outro lado, o buquê braçada proporciona um visual mais casual e é uma ótima pedida para cerimônias ao ar livre. e é levado pela noiva no antebraço. O buquê braçada é basicamente constituído por um punhado de flores e folhagens amarradas por um laço.

Além disso, vale também prestar atenção nas cores das flores de um buquê. Tons em vermelho, por exemplo, denotam paixão, já tons de rosa trazem suavidade e leveza.
Como a criatividade do responsável pela arte floral conta muito na elaboração de um buquê, entre as tendências de buquê para 2016 estão aqueles que levam as flores suculentas. Além de resultarem em um belo visual, outra vantagem desse tipo de buquê é que tais plantas necessitam de pouca água e resistem a climas mais quentes.

Vale também destacar como tendência os buquês que levam plantas silvestres, tais como eucaliptos e cipreste. Além de proporcionarem um visual mais natural, tais plantas podem combinar com outros aspectos da decoração do ambiente de casamento.
Já para quem aprecia discrição, buquê de noiva formado por ramalhete pequeno é também uma tendência para 2016, pois é uma boa alternativa e combina bem com cerimônias ao ar livre.

No final, quem decide o estilo do buquê são as noivas e o profissional de arte floral é o responsável por entregar  nas mãos delas um lindo trabalho, atendendo sempre os seus desejos e atingindo as expectativas , dessa forma atraindo os mais belos olhares aos buquês.

Saiba mais sobre o trabalho do profissional de arte floral no nosso artigo Decoração com arte floral.